Home Malefícios → Espinafre Conheça 24 Benefícios e Malefícios
→ Espinafre Conheça 24 Benefícios e Malefícios
Gabriel março 07, 2018 0
O espinafre pode trazer vários benefícios a saúde, assim também como alguns malefícios.
Vamos conhecer um pouco mais do espinafre.
Índice:
- Benefícios Do Espinafre Para Saúde
- Melhora a Visão
- Trata a Degeneração Macular
- Fornece Benefícios Neurológicos
- Mantém a pressão arterial
- Fortalece os músculos
- Ajuda na Mineralização Óssea
- Reduz o risco de cataratas
- Aumenta o metabolismo
- Atua como anti-ulcerativo
- Previne Aterosclerose
- Ajuda com Desenvolvimento Fetal
- Reduz a inflamação
- Trata e Previne Câncer
- Protege a pele
- Proteínas para o Crescimento Infantil
Leia mais: Aveia - Benefícios, Malefícios e Nutrientes!!! [FIQUE POR DENTRO]
O Que É Espinafre?
Espinafre é um membro da família Amaranthaceae e seu nome científico é Spinacia oleracea.
É um vegetal verde e frondoso barato e acessível para todos. Uma rica fonte de minerais, vitaminas , pigmentos e fitonutrientes.
Devido à vasta gama de benefícios deste vegetal, é aconselhável consumir espinafre regularmente.
Uma das maiores razões pelas quais o espinafre é tão importante e valorizado em todo o mundo é que é muito durável. Pode até sobreviver durante o inverno e ser tão saudável na primavera.
Os espinafres podem ser comidos crus como parte de muitas saladas, e também podem ser cozidos etc...
Ele é nativo do Oriente Médio e foi cultivado na Pérsia há milhares de anos. A partir daí, foi trazido para a China, aproximadamente 1.500 anos atrás.
Chegou à Europa algumas centenas de anos depois e rapidamente se tornou um alimento básico em uma variedade de cozinhas culturais.
Ele tem sido usado em várias partes do mundo como uma planta medicinal que é especificamente incluída na culinária para ajudar a aumentar a saúde geral.
Vamos examinar mais de perto por que este vegetal frondoso é parte integrante da nossa saúde geral.
Nutrientes Do Espinafre
Os vários benefícios para a saúde dos espinafres são decorrentes da presença de minerais, vitaminas, pigmentos e fitonutrientes, incluindo potássio , manganês , zinco , magnésio , ferro e cálcio.
É uma fonte de vitaminas como folato, niacina, vitamina A, vitamina B6, vitamina C e contém vestígios do resto das vitaminas essenciais.
Outros elementos importantes, incluindo tiamina e riboflavina , que são utilizados em várias reações no nosso corpo, também são encontrados em espinafre.
O espinafre também é rico em pigmentos como beta-caroteno, luteína, xanteno e clorofilina.
E a melhor parte é que o espinafre tem um teor baixo em gordura e oferece uma ampla gama de benefícios para a maioria de nossos processos fisiológicos, seja consumido em forma crua ou cozida.
Benefícios Do Espinafre Para Saúde
Melhora a Visão
O espinafre é uma fonte rica de betacaroteno, luteína e xanteno, todos causam benéficos para a visão.
O betacaroteno é fornecido aos olhos por espinafres cozidos.
Pode prevenir deficiências de vitamina A, olhos com coceira, úlceras oculares e olhos secos.
Isto também é devido a algumas das propriedades anti-inflamatórias dos espinafres, o que pode reduzir o inchaço ou a irritação nos olhos.
Trata a Degeneração Macular
AMD ou Retinite pigmentosa é responsável por causar cegueira, que é devido à degeneração da luteína e xanteno que são uma parte central da retina.
De acordo com pesquisas conduzidas pelo Oak Ridge National Laboratory , o consumo de espinafre pode resultar na recuperação de dois pigmentos vitais e efetivamente impedindo AMD.
Ele também contém uma riqueza de antioxidantes que reduzem os efeitos nocivos dos radicais livres, que são conhecidos por impactar negativamente a visão e causar condições relacionadas à idade, como glaucoma e também degeneração macular.
Fornece Benefícios Neurológicos
Vários componentes de espinafre como potássio, folato e vários antioxidantes são conhecidos por fornecer benefícios neurológicos para pessoas que consomem regularmente.
De acordo com a Neurologia, o folato reduz a ocorrência da doença de Alzheimer, de modo que o espinafre é uma ótima idéia para pessoas com alto risco de declínio neural ou cognitivo.
O potássio também é parte integrante da saúde cerebral, e tem sido associado ao aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro e aumento da cognição, concentração e atividade neural.
Mantém a pressão arterial
O espinafre tem um teor muito alto de potássio e um baixo teor de sódio.
Esta composição de minerais é muito benéfica para pacientes com hipertensão arterial quando o potássio diminui e o sódio aumenta a pressão arterial.
O folato presente nos espinafres também contribui para a redução da hipertensão e relaxa os vasos sanguíneos, mantendo o fluxo sanguíneo adequado.
Ao reduzir a pressão arterial e relaxar a tensão dos vasos e artérias, você pode reduzir o estresse no sistema cardiovascular e aumentar a oxigenação para os sistemas orgânicos do corpo para uma funcionalidade ótima.
Fortalece os músculos
O fator C0-Q10, que é um antioxidante presente nos espinafres, desempenha um papel importante no fortalecimento dos músculos, especialmente nos músculos cardíacos, que continuamente bombeiam o sangue para todas as partes do corpo.
De acordo com o Journal of Cardiovascular Nursing , C0-Q10 pode ser usado para prevenir e tratar muitas doenças cardiovasculares como hiperlipidemia, insuficiência cardíaca, hipertensão e doença cardíaca coronária.
Ajuda na Mineralização Óssea
O espinafre é uma boa fonte de vitamina K , que funciona na retenção de cálcio na matriz óssea, conduzindo assim à mineralização óssea.
Além disso, outros minerais como manganês, cobre , magnésio, zinco e fósforotambém ajudam na construção de ossos fortes.
Isso pode impedir o desenvolvimento de osteoporose.
Esses minerais também são essenciais para a manutenção de dentes e unhas saudáveis.
Reduz o risco de cataratas
A luteína e a zeaxantina presentes nos espinafres agem como antioxidantes fortes, evitando assim os olhos dos efeitos severos dos raios UV que podem levar a cataratas.
Eles também reduzem o impacto dos radicais livres, que podem ser uma das principais causas de catarata e outras condições oculares.
Aumenta o metabolismo
Há uma razão pela qual os médicos recomendam a adição de espinafre de forma significativa à sua dieta. A quantidade de proteína encontrada nos espinafres é impressionante para qualquer vegetal, e eles são facilmente destruídos por enzimas em aminoácidos que são essenciais para os seres humanos.
As proteínas dos mamíferos re-formados ajudam no desenvolvimento muscular e no crescimento. Eles também aumentam a capacidade do nosso corpo para curar feridas e dar um impulso ao nosso metabolismo inteiro , incentivando todos os nossos órgãos a funcionarem em seu ótimo nível.
Além disso, um estudo recente sugere que o Thylakoid encontrado em espinafre pode conter confecções e fome, o que pode ajudar na perda de peso.
Atua como anti-ulcerativo
Verificou-se que o espinafre e alguns outros vegetais têm a capacidade de proteger a mucosa do estômago, diminuindo assim a ocorrência de úlceras gástricas.
Além disso, os glycoglycerolipids encontrados em espinafre podem aumentar a força do forro do aparelho digestivo, evitando assim qualquer inflamação indesejada naquela parte do corpo.
Previne Aterosclerose
A aterosclerose é causada devido ao endurecimento das artérias. Um pigmento chamado luteína que se encontra em espinafre mostrou reduzir a ocorrência de aterosclerose , ataques cardíacos e derrames.
Isto é devido ao fato de que as proteínas de espinafre tendem a reduzir o colesterol e outros depósitos de gordura nos vasos sanguíneos.
Ajuda com Desenvolvimento Fetal
O folato encontrado no espinafre é importantíssimo para o crescimento de um feto e para o desenvolvimento adequado do seu novo sistema nervoso.
Defeitos como fenda palatina ou espinha bífida podem ocorrer devido a uma deficiência de folato.
A vitamina A contida em espinafre é recomendada para ser consumida em quantidades mais elevadas pela mãe.
A vitamina A é necessária também para o desenvolvimento pulmonar do feto e pode ser transferida durante a amamentação, pelo que o consumo de espinafre deve continuar após o nascimento também.
Reduz a inflamação
Existem muitos compostos anti-inflamatórios encontrados em espinafres; mais de uma dúzia, na verdade.
Eles são classificados na categoria de glucurônidos de metilenodioxi flavonóides e o espinafre é um dos vegetais mais poderosos quando se trata de reduzir a inflamação em todo o corpo.
Isso não só significa proteger o coração de inflamações perigosas e prevenir câncer, mas também reduzir a inflamação e dor associadas a condições como artrite e gota, que afligem milhões de pessoas ao redor do mundo.
Trata e Previne Câncer
O espinafre é composto de vários constituintes importantes que se revelaram promissores no tratamento e prevenção de vários tipos de câncer.
Estes incluem câncer de bexiga, próstata, fígado e pulmão.
Diferentes constituintes encontrados no espinafres como folato, tocoferol e clorofilina atuam através de mecanismos diferentes para tratar e proteger pacientes que sofrem de câncer.
Estudos recentes revelaram que o espinafre é muito eficaz contra o câncer de próstata agressivo, e isso tem sido associado a epoxivantofilas, que são carotenóides únicos, juntamente com neoxantina e violaxantina que reduzem diretamente a atividade tumoral e a propagação do câncer em todo o corpo.
Estudos recentes revelaram que o espinafre é muito eficaz contra o câncer de próstata agressivo, e isso tem sido associado a epoxivantofilas, que são carotenóides únicos, juntamente com neoxantina e violaxantina que reduzem diretamente a atividade tumoral e a propagação do câncer em todo o corpo.
Protege a pele
Diferentes fitonutrientes e pigmentos têm demonstrado proteger a pele dos raios nocivos do sol, incluindo os raios UV.
Estes não só protegem, mas também consomem os genes danificados até certo ponto, impedindo o câncer de pele a longo prazo.
Proteínas para o Crescimento Infantil
'O Marinheiro Popeye' é conhecido por sua obsessão por espinafre. O desenho animado foi deliberadamente destinado a convencer as crianças a comer espinafres e ficar forte.
Recomenda-se que os bebês sejam alimentados com espinafre, o que lhes dará proteínas, vitaminas, minerais e fitonutrientes.
Esses nutrientes resultam em desenvolvimento proporcional em seus estágios de crescimento essenciais.
O espinafre é um dos vegetais mais saudáveis que podemos incluir em nossa dieta como alimento básico.
É embalado com nutrientes e oferece uma série benefícios à saúde. Mas a ingestão excessiva desta planta pode ser perigosa para nós, pois tem alguns malefícios potenciais também. Mas, quais são esses malefícios?
Pobre Absorção de Minério
O excesso de consumo de espinafre pode interferir com a capacidade de absorção de minerais do nosso corpo.
A planta contém muito ácido oxálico, que é conhecido por se ligar a vários compostos minerais essenciais como cálcio, magnésio, zinco, etc.
Por isso, nosso corpo não adquire bastante desses elementos para absorver. Isso pode dificultar a funcionalidade normal do nosso sistema e levar a várias doenças relacionadas à deficiência mineral.
Distúrbios do estômago
O espinafre é uma fonte rica de fibras alimentares.
Comer apenas uma xícara de espinafre cozido contém quase 6 g da nutrição.
Embora o consumo de fibra seja bom para a digestão saudável, nosso corpo precisa de tempo para se acostumar.
É por isso que o espinafre pode causar uma série de distúrbios do estômago, como formação de gás no abdômen, inchaço, cólicas e até constipação quando consumido em excesso.
Para evitar isso, tente incluí-lo em sua dieta regular lentamente.
Diarréia
No pior caso de angústia gastrointestinal causada por espinafre, você pode apresentar diarreia leve e moderada. É relatado principalmente quando você come quantidades excessivas de alimentos ricos em fibras.
Portanto, se você continuar comento espinafres junto com outros alimentos que são ricos em fibras alimentares, você poderá ter diarréia juntamente com febre e dor abdominal.
Anemia
Um dos malefícios do espinafre também causa anemia. Sim, o espinafre às vezes pode dificultar o seu corpo para absorver a quantidade necessária de ferro de alimentos ingeridos.
A própria vegetação frondosa é carregada com ferro não-resistente ou à base de plantas, que nosso corpo não pode aceitar facilmente. Isso pode levar à deficiência de ferro.
Pedra nos rins
Espinafre contém grande quantidade de purinas. É um certo grupo de compostos orgânicos, quando ingeridos em nosso corpo em excesso, convertemos em ácido úrico.
É extremamente ruim para a saúde do rim, pois a presença de ácido úrico excessivo pode aumentar a precipitação de cálcio em nossos rins.
Como resultado, desenvolvemos cálculos renais de pequeno a médio porte.
O teor de ácido oxálico dos espinafres também é responsável por isso, pois é combinado com o cálcio dos alimentos e forma precipitação de oxalato de cálcio.
Gota
Como dito anteriormente, o espinafre é rico em purinas, que se metabolizam dentro do nosso corpo e, eventualmente, aumentam a quantidade de ácido úrico.
Então, se você já está propenso a doenças como artrite gotosa, você deve parar a ingestão excessiva de espinafre. Ou então, você vai acabar desenvolvendo dores articulares graves, inflamação e inchaço.
Reações alérgicas
Embora raro, os espinafre às vezes podem causar reações alérgicas também.
O vegetal contém histamina, que pode causar alguns efeitos pseudoalérgicos menores.
A alergia mediada por imunoglobulina E (IgE) à planta também é bastante comum.
Reações tóxicas
Foi relatado que algumas folhas de espinafre inteiras também podem causar reações tóxicas.
Quando contaminado com Escherichia coli ou E. coli através de fertilizantes orgânicos, pesticidas ou água de irrigação, o vegetal frondoso pode causar certas doenças transmitidas por alimentos como envenenamento, o que pode até resultar em morte.
Alterações na anticoagulação
Contém alto nível de vitamina K, que pode reagir com o medicamento e dificultar a sua síntese hepática, afetando significativamente certos fatores de coagulação.Aprenda como plantar espinafre em vasos, assista agora mesmo!
É sempre bom conhecer bem o que se come, deixe seu comentário, até!!!
FIQUE ATUALIZADO!
CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR E-MAIL:
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Postar um comentário